30 de jun. de 2010

Clique aqui e acesse o blog: Acervo Paradidático (LABEPEH - UFMG)

O Projeto Organização de Acervo Paradidático-LABEPEH-CP/FAE-UFMG, vinculado ao Programa UFMG Integrada à Educação Básica, visa disponibilizar, por meio deste blog, acervo temático para produção de material didático. O objetivo central é possibilitar aos docentes a vivência da autoria do material a ser utilizado em sala de aula. Aqui os professores encontrarão material, seja de jornais, revistas, etc., organizado por temas comumente presentes nas propostas curriculares do ensino de história.

15 de mai. de 2010

No museu com a turma do CHARLIE BROWN

Caros colegas do Tematizando os ofícios,

Me inscrevi no blog e lá encontrei o arquivo. No museu com a turma do CHARLIE BROWN e, motivado pelo texto, fui pesquisar no Youtube o vídeo que o motivou. Demandou certo tempo...pois eu já havia assistido a ele junto com minha filha, mas não o colocado em meus Favoritos ! Agora está lá.

Fiquei de enviar os links e o faço agora: são 3 partes :

1) SNOOPY -Fazendo Arte - Parte 1 - 8 min 05s
http://www.youtube.com/watch?v=2fKTFxjr_lk

2) SNOOPY -Fazendo Arte - Parte 2 - 9 min 04 s
http://www.youtube.com/watch?v=uQXkX1yqLdg

3) SNOOPY -Fazendo Arte - Parte 3 - 8 min 43s
http://www.youtube.com/watch?v=XsafHYP8v6A

O criador da turma do Charlie Brown -Charles M. Schulz - sempre pela ótica das crianças (os adultos nunca aparecem, às vezes só seus murmúrios ininteligíveis como os da professora neste episódio) faz críticas à escola e, neste caso em foco, à visita dos escolares a um museu de arte (sem mediação, vale lembrar!) - localizado bem ao lado de um supermecado (daí a 'confusão' de Charlie Brown que entrou nele junto com alguns amigos que ficaram para trás).

Para encerrar, uma fala de Lucy (sempre com sua crítica mordaz) se dirigindo a Lino ( como a maioria, eles entraram no museu de arte - contemporânea ...pelo seu acervo -) dá o que pensar:

__ " Tente não se divertir, isto deve ser um passeio educativo! "

Fiquei pensando nas potências (estéticas e éticas) deste vídeo lido quase frame a frame + o texto do blog + nossas considerações e dos professores numa oficina de formação...

Boa sessão a todos!

Aroldo

11 de mai. de 2010

Verdade

A porta da verdade estava aberta,
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.

Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só trazia o perfil de meia verdade.

E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os meios perfis não coincidem.

Arrebentaram a porta.Derrubaram a porta.
Chegaram ao lugar luminoso
onde a verdade esplendia seus fogos.

Era dividida em metades
diferentes uma da outra.

Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
Nenhuma das duas era totalmente bela.
E carecia optar. Cada uma optou conforme
seu capricho,sua ilusão,sua miopia.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Verdade. In:______Corpo.
Rio de Janeiro: Record , 1984.p.41-42.

28 de abr. de 2010

Educação para o patrimônio

Educação em ambiente virtual - Educação para o patrimônio - as escolas e os museus

Este ambiente virtual pretende possibilitar
a) o acesso a bibliografia mais recente sobre questões atinentes à educação para o patrimônio e à história dos ofícios
b) a instauração de um espaço de troca de experiências entre professores e deles com a equipe de pesquisadores e formadores do projeto (rede social em que são partilhadas experiências, dúvidas, inquietações, provocações e ideias)
c) a construção de roteiros pelos professores e também de itinerários formativos orientados pelos pressupostos do exercício profissional docente (e dos problemas enfrentados por eles no cotidiano escolar) em momentos pré-visita, durante a visita e pós visita
d) o levantamento de questões, dúvidas e sugestões que os professores podem ter com relação à educação em museus
e) uma avaliação mais distanciada do que os professores pensaram, aprenderam e sentiram no processo vivido na oficina
f) a criação de um fórum de debate de questões significativas para a educação para o patrimônio na escola e a partir do que dizem os docentes
g) a potencialidade do uso de narrativas orais sobre os ofícios na escola em diferentes níveis de ensino
h) a potencialidade da criação de ambientes e situações à distância na formação de professores para abordagem educativa do patrimônio

Bens culturais na escola

Relate aqui sua experiência com abordagem de bens culturais tangíveis e intangíveis na escola.

Oficina Educação para o patrimônio

OFICINA EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO CONSISTE NA OFERTA DE MOMENTOS DE FORMAÇÃO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM INTEGRAÇÃO DE PESQUISADORES E PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DE FORMAS INOVADORAS DE ABORDAGEM DE TEMAS RELATIVOS AOS OFÍCIOS E À HISTÓRIA DO TRABALHO A PARTIR DE CENÁRIOS E OBJETOS DO MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS, A INTENÇÃO É VALORIZAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMPREENDENDO O PROTAGONISMO DOCENTE NOS MOMENTOS PRÉ, DURANTE E APÓS A VISITA ESCOLAR A AMBIENTES SOCIAIS COMO OS MUSEUS.
A EQUIPE DE PESQUISA E FORMAÇÃO É MULTIDISCIPLINAR, COMPOSTA POR PESQUISADORES DA UFMG, DA UEMG, DO CEFOR PUC MINAS E DO MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS. COMPONDO AINDA O TEMATIZANDO OS OFÍCIOS TAMBÉM ESTÁ EM ANDAMENTO O SUB PROJETO MEMÓRIAS DOS OFÍCIOS, SOB COORDENAÇÃO DA PROFA. LANA MARA DE CASTRO SIMAN. O PROJETO EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO, TAMBÉM INTEGRADO AO TEMATIZANDO OS OFÍCIOS É COORDENADO PELA PROFA. CARLA FERRETTI, PUC MINAS.


Objetivos da Oficina - Refletir os aspectos conceituais e metodológicos das práticas educativas que têm no patrimônio cultural o seu objeto, além de priorizar as teorias educacionais em museus e discutir as potencialidades das práticas culturais e sociais de memória é o que pretende a oficina “Educação para o Patrimônio: os museus e as escolas”, que será realizada nos meses de abril e maio, deste ano, no Museu de Artes e Ofícios, em Belo horizonte.

A oficina terá uma carga horária de 8 horas e será dividida em duas turmas:

* A primeira, nos dias 29 e 30 de abril, das 14h às 18h.
* A segunda, nos dias 07 e 08 de maio, das 8h às 12h.

Para cada uma delas, serão ofertadas 40 vagas, sendo que 35 destinadas aos professores da Educação Básica, de escolas públicas e privadas e 05 para alunos das licenciaturas da PUC Minas.

Os participantes receberão o material de formação por meio eletrônico, produzido especialmente para a oficina e poderão participar das atividades em ambiente virtual de educação, incluindo o blog do projeto e as video-conferências previstas para 2010.

26 de abr. de 2010

Ampliando ações educativas nos museus por meio de comunidades virtuais de aprendizagem

Este ambiente foi idealizado para que você, professor, possa postar comentários e relatos de experiência a respeito dos usos educativos do museu e da cultura.
Para conhecer reflexões sobre comunidades virtuais de aprendizagem e usos educativos do museu, leia o texto "Ampliando as ações educativas dos museus por meio de comunidades virtuais de aprendizagem",de autoria de Ana Carolina de Marchi e Antônio Carlos da Rocha Costa, Informática na Educação; teoria e prática, Porto Alegre, 2006 (acesse o texto clicando no título desta postagem).