28 de abr. de 2010

Oficina Educação para o patrimônio

OFICINA EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO CONSISTE NA OFERTA DE MOMENTOS DE FORMAÇÃO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM INTEGRAÇÃO DE PESQUISADORES E PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DE FORMAS INOVADORAS DE ABORDAGEM DE TEMAS RELATIVOS AOS OFÍCIOS E À HISTÓRIA DO TRABALHO A PARTIR DE CENÁRIOS E OBJETOS DO MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS, A INTENÇÃO É VALORIZAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMPREENDENDO O PROTAGONISMO DOCENTE NOS MOMENTOS PRÉ, DURANTE E APÓS A VISITA ESCOLAR A AMBIENTES SOCIAIS COMO OS MUSEUS.
A EQUIPE DE PESQUISA E FORMAÇÃO É MULTIDISCIPLINAR, COMPOSTA POR PESQUISADORES DA UFMG, DA UEMG, DO CEFOR PUC MINAS E DO MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS. COMPONDO AINDA O TEMATIZANDO OS OFÍCIOS TAMBÉM ESTÁ EM ANDAMENTO O SUB PROJETO MEMÓRIAS DOS OFÍCIOS, SOB COORDENAÇÃO DA PROFA. LANA MARA DE CASTRO SIMAN. O PROJETO EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO, TAMBÉM INTEGRADO AO TEMATIZANDO OS OFÍCIOS É COORDENADO PELA PROFA. CARLA FERRETTI, PUC MINAS.


Objetivos da Oficina - Refletir os aspectos conceituais e metodológicos das práticas educativas que têm no patrimônio cultural o seu objeto, além de priorizar as teorias educacionais em museus e discutir as potencialidades das práticas culturais e sociais de memória é o que pretende a oficina “Educação para o Patrimônio: os museus e as escolas”, que será realizada nos meses de abril e maio, deste ano, no Museu de Artes e Ofícios, em Belo horizonte.

A oficina terá uma carga horária de 8 horas e será dividida em duas turmas:

* A primeira, nos dias 29 e 30 de abril, das 14h às 18h.
* A segunda, nos dias 07 e 08 de maio, das 8h às 12h.

Para cada uma delas, serão ofertadas 40 vagas, sendo que 35 destinadas aos professores da Educação Básica, de escolas públicas e privadas e 05 para alunos das licenciaturas da PUC Minas.

Os participantes receberão o material de formação por meio eletrônico, produzido especialmente para a oficina e poderão participar das atividades em ambiente virtual de educação, incluindo o blog do projeto e as video-conferências previstas para 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário